Após fazer diversas receitas de carpaccio, com molhos diferentes, escolhi essa como a melhor. A carne, sempre utilizo o mignon, geralmente encomendo em açougues que tenham cortadora de frios e peço para cortarem um pouco mais grossa geralmente 3mm ou 4mm, separando em porções de 200g-250g com papel manteiga entre elas e mantenho no freezer. A carne utilizada na receita foi cortada na faca, ficando um pouco mais grossa, e não foi separada com papel manteiga. É possível cortar as fatias de carne em casa com o mignon “meio descongelado” e uma boa faca. A qualidade dos ingredientes é fundamental, utilize um bom aceto balsâmico e um excelente azeite de oliva.
Aprendi essa receita com o Chef Samir (Bosnio) do restaurante Castello Siciliano.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Disponha as fatias de carne em uma travessa, a qual será servido o prato.
Salpique o sal em todas as fatias da carne, moa a pimenta do reino a gosto em cima das fatias de carne. Distribua o aceto balsâmico sobre as fatias do carpaccio, utilize a colher para ajudar. Movimente a travessa para o aceto se distribuir em toda a extensão.
Aguarde de 3 à 4 minutos, o aceto irá “cozinhar” a carne, regue com azeite de oliva, novamente movimente a travessa para distribuir o azeite por todas as fatias de carne.
Distribua o queijo e as alcaparras em cima das fatias de carne, coloque as fatias de pão em volta da travessa. Sirva com um bom vinho.
Como alternativa pode ser servido de forma individual como aperitivo sobre as fatias de pão (na foto utilizei pão francês).
Receita feita em 17/07/2015.